ID | 048 |
Título(s) | Fado Lazarista |
Fonte | Neves, César das e Pais, Gualdim, Cancioneiro de Músicas Populares, vol.3, Empresa Editora, Porto, 1898, pp. 268-269 |
Compositor | Anónimo |
Autor | L. Sollari e Allegro |
Data | c. 1858 |
Partitura |
048 |
Midi | Fado Lazarista |
Métrica | |
Comentário da Fonte | À amabilidade do Ex.mo Snr. L. Sollari e Allegro, distincto paleographo da Camara Municipal do Porto, devemos o presente fado Lazarista que foi publicado em Lisboa no Asmodeu de Setembro de 1858. Este fado conservou uma excessiva popularidade durante uma dezena d annos e para isso concorreram os factos que lhe deram origem.
Em 1856 foram introduzidas em Portugal as Irmãs da Caridade vindas de França, para o serviço dos hospitaes e das escholas. Esta novidade no nosso paiz excitou em muitas senhoras de todas as classes sociaes, ou por sugestão ou por capricho, o desejo de se filiarem n aquella instituição. Isto provocou uma corrente de opinião opposta que se levantou por todo o paiz. A imprensa liberal e os comicios, combatendo com as armas desdo o mais serio ao mais ridiculo, fizeram com que um dia as Irmãs da Caridade abandonassem precepitadamente os hospitaes e os azylos. Foi devido a este sucesso que o grande tribuno José Estevão Coelho de Magalhães instituiu em Lisboa o primeiro asylo de S. João; achando na rua as creanças que as irmãs da caridade haviam abandonado, foi com ellas mendigar donativos, para crear aquelle asylo. Este fado resume as manifestações populares d aquella epocha. |
Comentário Pessoal | Graus harmónicos complexos, como a Sexta Alemã ou a substituição Tritónica. |
Comentário Filológico | |
Compasso | 2/4 |
Andamento | Allegro |
Tonalidade | Gm |
Número de Compassos | 6 + 32 |
Estrutura | Intro ABCB |
Progressão | || (Bb) V7 || I || ii-6G || || (Gm) V7 || V7 || V7 || || i || i || i || V7 || || V7 || i || i-V7 || i || || bII7-V7 || i || bII7-V7 || i || (2x) || (Bb) V7 || I || ii-6G || || (Gm) V7 || i || bII7 || i-V7 || i || || bII7-V7 || i || bII7-V7 || 6G/III || || V7 || bVI || i || |
Interpretações |