Apresentação


O projecto Fado: Origem e Memória consiste num repositório de acesso livre que permite aos investigadores e ao público em geral a consulta e cópia de transcrições musicais identificadas como “Fado” encontradas na literatura, bem como o seu contexto histórico e uma reflexão sobre o seu papel e o que elas representam relativamente ao fenómeno “Fado”. Com base nas digitalizações de manuscritos originais encontrados em vários cancioneiros e acervos foi feita uma reprodução e análise crítica das mesmas e disponibiliza-se agora cada ocorrência sobre a forma de arquivos digitais.

A criação destes arquivos digitais foi um passo importante porque basicamente se traduziu informação textual e musical em dados numéricos. Obedecendo a critérios muito específicos foi assim criado um acervo que permite a manipulação e utilização destes dados para melhor compreendermos o seu todo e as suas interacções individuais. Esta análise é relevante também para uma compreensão pedagógica e musicológica de canções associadas ao fenómeno “Fado” a um nível de notação simbólica e de criação de modelos explicativos e generativos para as mesmas. Ao disponibilizarmos a música destas canções num formato de dados digital universal contribuímos também para a sua preservação e memória patrimonial, independentemente das fontes originais, facilitando a sua replicação o e reprodução, bem como a sua divulgação a nível global, com um acesso generalizado e gratuito.

Cada “Fado” da base de dados contém assim uma redução em melodia e acompanhamento, sob a forma de arquivo PDF (que pode ser visualizado ou impresso) e arquivo MIDI (que pode ser ouvido, analisado ou processado nos mais variados programas externos). A base de dados é de fácil navegação e permite ordenação por ID, Título ou data para uma mais fácil e eficiente utilização.

A presente base de dados é resultante do projecto de Doutoramento, Instrumental Fado – A generative interactive system, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH / BD / 46136 / 2008) em colaboração com o INET-md (Instituto de Etnomusicologia – Música e Dança). Tiago Gonzaga Videira realizou a transcrição, análise, criação dos conteúdos e desenvolveu o actual website sob a supervisão de Jorge Martins Rosa. Na sua fase inicial, João Soeiro de Carvalho foi consultor e colaborador no acesso a algumas fontes documentais (acervo de partituras do Museu do Teatro digitalizado previamente por investigadores do INET-md). Também na sua fase inicial, o projecto contou ainda com a colaboração de Vítor Badalinho, coordenador do mestrado em Novos Media e práticas WEB da FCSH/NOVA e alunos Cândida Correia, Rita Pereira, Ricardo Gouveia e Hugo Fernandes Lourenço, para a criação de uma primeira versão do site que esteve online entre 2012-2016.