| ID | 013 |
| Título(s) | Canção da Noite Fado das três horas |
| Fonte | Neves, César das & Pais, Gualdim, Cancioneiro de Músicas Populares, vol.1, Typographia Occidental, Porto, 1893, p. 208 |
| Compositor | Reynaldo Varella (1867-1940) |
| Autor | Bráulio Caldas (1861-1905) |
| Data | 1887 |
| Partitura | 013 - Full Score |
| Midi | Canção da Noite |
| Métrica | 5-4-7; Cinco quadras heptassilábicas em que cada dístico é repetido. |
| Comentário da Fonte | Esta serenata é vulgarmente conhecida pela denominação de Fado das tres horas nome com que seu auctor primeiro a baptisara por ser àquella hora da noite que elle a improvisou. É a musica d este genero, de mais actualidade. |
| Comentário Pessoal | Comparável com as serenatas de Augusto Hylario. Inovação harmónica: a secção B pode ser interpretada como estando na Dominante contendo uma inflexão a dominante secundária. |
| Comentário Filológico | 10, v. i e m.d. i falta # |
| Compasso | 2/4 |
| Andamento | Andante |
| Tonalidade | Eb |
| Número de Compassos | 2 + 16 |
| Estrutura | Intro AABC (2 + 4 + 4 + 4 + 4) |
| Progressão | || (Eb) I || V7-I || || I || V7 || V7 || I || (2x) || V7/vi || vi || V7/V || V || || V7 || I || V7 || I || |
| Interpretações | Avelino Baptista (Editora: Gramophone, Disque Pour Gramophone 8303F, 62071, GC – 62071). Interpretação com acompanhamento ao piano, bastante fiel à partitura, no entanto apenas canta 3 estrofes da letra. Variante na voz em 4 e 8, com grande suspensão no lá agudo ao invés do gesto ornamental lá-fá, apresentado. Pequena coda ao piano com material da secção A.
Reinaldo Varela (Editora Homokord, Referências 9232, 5 7 11A, F28P 9232 ). Interpretação com acompanhamento à guitarra arpejada, bastante fiel à partitura e comparável com a de Avelino Baptista. Canta também só 3 estrofes da letra. Introdução à guitarra com material da secção A. Coda instrumental à guitarra com material novo. António Menano, [Reinaldo Varela], [Flávio Rodrigues], [Augusto Silva Louro] (Editora: Odeon, Referências OG693, R, B 136820). Interpretação acompanhada à guitarra com outra letra. Introdução com material novo. Voz faz suspensões mais dolentes e prolongadas na nota aguda de 4 e 8. Pequena escalada de baixo antes do final. Coda instrumental com material novo.
|