Canção da Noite (013, Reinaldo Varela, 1887)


ID 013
Título(s) Canção da Noite
Fado das três horas
Fonte Neves, César das & Pais, Gualdim, Cancioneiro de Músicas Populares, vol.1, Typographia Occidental, Porto, 1893, p. 208
Compositor Reynaldo Varella (1867-1940)
Autor Bráulio Caldas (1861-1905)
Data 1887
Partitura 013 - Full Score
Midi Canção da Noite
Métrica 5-4-7; Cinco quadras heptassilábicas em que cada dístico é repetido.
Comentário da Fonte Esta serenata é vulgarmente conhecida pela denominação de Fado das tres horas nome com que seu auctor primeiro a baptisara por ser àquella hora da noite que elle a improvisou. É a musica d este genero, de mais actualidade.
Comentário Pessoal Comparável com as serenatas de Augusto Hylario. Inovação harmónica: a secção B pode ser interpretada como estando na Dominante contendo uma inflexão a dominante secundária.
Comentário Filológico 10, v. i e m.d. i falta #
Compasso 2/4
Andamento Andante
Tonalidade Eb
Número de Compassos 2 + 16
Estrutura Intro AABC (2 + 4 + 4 + 4 + 4)
Progressão || (Eb) I || V7-I ||
|| I || V7 || V7 || I || (2x)
|| V7/vi || vi || V7/V || V ||
|| V7 || I || V7 || I ||
Interpretações Avelino Baptista (Editora: Gramophone, Disque Pour Gramophone 8303F, 62071, GC – 62071). Interpretação com acompanhamento ao piano, bastante fiel à partitura, no entanto apenas canta 3 estrofes da letra. Variante na voz em 4 e 8, com grande suspensão no lá agudo ao invés do gesto ornamental lá-fá, apresentado. Pequena coda ao piano com material da secção A.

Reinaldo Varela (Editora Homokord, Referências 9232, 5 7 11A, F28P 9232 ). Interpretação com acompanhamento à guitarra arpejada, bastante fiel à partitura e comparável com a de Avelino Baptista. Canta também só 3 estrofes da letra. Introdução à guitarra com material da secção A. Coda instrumental à guitarra com material novo.

António Menano, [Reinaldo Varela], [Flávio Rodrigues], [Augusto Silva Louro] (Editora: Odeon, Referências OG693, R, B 136820). Interpretação acompanhada à guitarra com outra letra. Introdução com material novo. Voz faz suspensões mais dolentes e prolongadas na nota aguda de 4 e 8. Pequena escalada de baixo antes do final. Coda instrumental com material novo.