Critérios dos campos textuais e de análise
Todas as informações contidas nas fontes ou em fontes acessórias relativas ao Fado em questão foram introduzidas em campos de texto de forma a poderem ser acedidas facilmente. Tais informações constam essencialmente do autor da música, do letrista (quando há uma letra principal), da métrica da mesma, da data de composição, e outras considerações acessórias como o cantor original ou mais associado a tal repertório, na época, dedicatórias e afins. A ortografia da fonte foi actualizada para a norma actual (sem acordo ortográfico).
Para a análise de cada partitura seguiram-se os critérios gerais da análise musicológica de peças do repertório clássico tonal funcional da época. São identificados campos como sendo compasso, tempo, tonalidade, forma e progressão harmónica funcional. Como cada um destes Fado é entendido como sendo um instrumental que acompanha uma dada melodia cantada considera-se que a linha vocal é o elemento primordial estruturante para definir as secções. Geralmente os Fados foram classificados como tendo uma Introdução instrumental ou não (Intro), seguindo-se os diversos versos pares de versos cantados, ordenados alfabeticamente e simbolizando a melodia (A, B, C, D…). Descriminaram-se ainda Intermezzos e Codas. Acompanhando a estrutura definida pela melodia foi feita a análise harmónica por compasso, utilizando o símbolo “||” para separar os diferentes compassos, e o símbolo “-” para separar diferentes funções dentro do mesmo compasso e o símbolo “/” para indicar o grau da tónica no caso de inflexões, modulações temporárias e dominantes secundárias. A tonalidade é sempre identificada segundo o sistema internacional (F#m para fá sustenido menor, por exemplo) seguindo-se um número romano para classificar a função. Maiúsculo para os acordes maiores, minúsculo para os restantes. Os acordes diminutos foram identificados com “0”. Assim, o acorde “ii07” em (Dm) refere-se por exemplo ao acorde Mi diminuto com sétima diminuta (mi, sol, sib, réb).
Critérios referentes às letras e às imagens
Como o objectivo inicial desta base de dados era a disponibilização digital e estudo das músicas que acompanham os Fados, e como é prática corrente que a uma mesma música se associem vários textos não nos pareceu prioritária a recolha desses mesmos textos. Deixou-se, assim, campo aberto à sua inclusão futura, quando se achar pertinente fazê-lo. Mais, assim o estudo e usufruto destas mesmas melodias e acompanhamentos poderá ser feito sem a sua interferência ou condicionamento e isto poderá abrir portas a que novos textos sejam associados a estas melodias, muitas delas já esquecidas. Apenas nos pareceu relevante a inclusão da métrica associada à linha melódica, essa sim, constante, e condicionadora do tipo de poema que nela possa ser encaixado com alguma coerência.
As imagens existentes na base de dados são meramente ilustrativas, por questões estéticas, procuram recordar o imaginário e a realidade temporal de Lisboa da época e a sua proveniência é o Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.
Critérios referentes à pesquisa
Actualmente é possível ordenar a base de dados por ordem alfabética da designação do “Fado”, a sua data, ou o seu ID. É possível ainda utilizar a barra de pesquisa para pesquisar por autores ou termos que apareçam na ficha técnica de cada ocorrência.
Como citar a base de dados
Videira, Tiago et al. (2015-), Fado: Origem e Memória [base de dados online]. Lisboa: INET-MD, FCSH/NOVA. [Consulta em (indicar data da consulta)] Disponível em: <http://fado.fcsh.unl.pt>.